sexta-feira, 19 de março de 2010

Artistas inovadores

Quando se fala em inovações no audiovisual, é impossível não citar o Tool como referência em experimentalismo e criatividade.
Essa banda americana dos anos 90 conseguiu criar uma estética soturna e mística em suas composições, que foi fielmente traduzida em seus clipes pelo designer Adam Jones - que também é guitarrista da banda. Jones foi responsável por todo o conceito visual do Tool, e assumiu a direção de arte de todos os vídeos lançados pelo grupo (que em parte foram responsáveis pelo sucesso e atenção mundial que o projeto conseguiu ao longo de sua carreira).
Aqui vão dois clipes do Tool que merecem destaque pelos efeitos especiais (na minha opinião, os melhores já produzidos pela banda e mais perfeitos da história dos videoclipes).


Schism, do álbum Lateralus, remete a um cenário sci-fi com personagens alienígenas mostrando formas estranhas de comunicação.


Parabola, do mesmo álbum, reforçando a concepção sombria e existencialista da banda - no final do vídeo, há uma cena que exibe o corpo humano com toda sua estrutura muscular em um muito bem feito trabalho em 3d.

Comparando com aquilo que se pode obter com a manipulação gráfica hoje em dia, pode-se dizer que, de certa forma, o Tool estaria "ultrapassado". Porém, vale lembrar que esses clipes foram tidos como inovadores na época em que foram lançadados - além do que, eles apresentam técnicas diferentes de filmagem, que mesmo sendo antigas são usadas até hoje, e podem proporcionar aspectos visuais muito interessantes e novos, dependendo de como forem aplicadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário