Para o lançamento de sua coleção primavera/verão 2010, a Diesel pôs no ar esse pequeno vídeo - trata-se de um clipe da música A Hundred Lovers. Enquanto os jovens cantam e dançam, é possível comprar cada uma de suas peças de roupa clicando nessas etiquetas que aparecem quando se arrasta o mouse para cima da imagem.
Light panting é basicamente pintar com luz (...). Mas a técnica só funciona se voc~e mudar o shutter speed da sua camera. Para fazer filmes, tem que usar o stop motion. Da uma olhada nas artes sensacionais
Novo filme do honda jazz [new fit aqui no brasil] para mostrar sua capacidade interna… criado pela 303 de sydney e produção da revolver, imagination utilizou 1,469,333 peças de mega bloks para fazer as animações… um programa foi criado especialmente para calcular a quantidade de peças que cabem no espaço interno do veículo…
Dirigido e roteirizado por Henry Selick, Coraline de Neil Gaiman promete ser o primeiro filme stop-motion feito em 3d Stereo. Esta tendência de filmes produzidos 3D (que nós brasileiros pouco conhecemos) está apenas começando. Grandes estúdios, produtores de conteúdos e indústrias de cinema estão cada vez mais investindo nesta tecnologia. Prova disso são os inúmeros filmes produzidos em 3D, e não estou falando de filmes somente em computação gráfica 3D (CGI), até a banda U2 entrou nessa onda, lançando o doc-musical chamado U23D. Hoje a aposta são cameras que filmam a cena e também o canal z-depth que grava a distância em relação ao observador, no caso o camera-man.
Assista ao Trailler de Coraline
Assista o Sneak Preview de Coraline sobre o uso do 3D nas gravações.
Quando se fala em inovações no audiovisual, é impossível não citar o Tool como referência em experimentalismo e criatividade. Essa banda americana dos anos 90 conseguiu criar uma estética soturna e mística em suas composições, que foi fielmente traduzida em seus clipes pelo designer Adam Jones - que também é guitarrista da banda. Jones foi responsável por todo o conceito visual do Tool, e assumiu a direção de arte de todos os vídeos lançados pelo grupo (que em parte foram responsáveis pelo sucesso e atenção mundial que o projeto conseguiu ao longo de sua carreira). Aqui vão dois clipes do Tool que merecem destaque pelos efeitos especiais (na minha opinião, os melhores já produzidos pela banda e mais perfeitos da história dos videoclipes).
Schism, do álbum Lateralus, remete a um cenário sci-fi com personagens alienígenas mostrando formas estranhas de comunicação.
Parabola, do mesmo álbum, reforçando a concepção sombria e existencialista da banda - no final do vídeo, há uma cena que exibe o corpo humano com toda sua estrutura muscular em um muito bem feito trabalho em 3d.
Comparando com aquilo que se pode obter com a manipulação gráfica hoje em dia, pode-se dizer que, de certa forma, o Tool estaria "ultrapassado". Porém, vale lembrar que esses clipes foram tidos como inovadores na época em que foram lançadados - além do que, eles apresentam técnicas diferentes de filmagem, que mesmo sendo antigas são usadas até hoje, e podem proporcionar aspectos visuais muito interessantes e novos, dependendo de como forem aplicadas.
Vídeo famoso que ganhou o prêmio de Melhor Animação por escolha da audiência no Sundance Film Festival de 2009. Também foi eleito pela revista TIMES como um dos 10 maiores virais do ano.
Esse artista, que se auto-denomina PES, já produziu comerciais para diversas marcas, todos em Stop motion. Sua página de vídeos é famosa, e seus trabalhos constantemente se tornam hits no youtube - não é a toa, pois realmente o cara é super criativo.
Human Skateboarding, outro vídeo conhecido do PES.
Comercial do Washington Post Lottery, feito por ele.
A Misseri Studios é uma produtora especializada em criar séries de animação em stop motion infantis para a televisão, que não hesita no experimentalismo.
O curta "Pozzie" foi feito através de uma técnica nova utilizando água de verdade. O resultado é interessante:
Já esse, é um stop motion de areia:
O portifólio da Misseri Studios pode ser encontrado na sua página no youtube. Apesar do tema infantil, vale muito a pena pra quem curte fazer ou estudar animação.
Genial o site da coleção Primavera/Verão 2010 da Wrangler Blue Bell.
Sabe aquelas animações que você puxa as coisas com o mouse? Então, essa é uma delas. E é a melhor que já vi até hoje. Você tira a camisa, joga o cara no chão, faz ele rolar, despencar da cadeira e outros movimentos divertidos com controle total em cima das fotografias (acredito que usaram stop motion). Você pode ainda paralisar o movimento no ponto em que quiser e fazer download de um jpeg da cena, em ótima resolução.
Mais um stop motion. Dessa vez com post-its. Bang-yao Liu fez essa animação como projeto de conclusão na Savannah College of Art and Design. A idéia é mostrar a luta com o deadline e os post-its na hora de trabalhar em um projeto. Impressionante.
O artista 3D Eric Testroete fez uma máscara de papel para usar este ano no Halloween. Ele trabalha há 9 anos criando personagens e cenários para videogames e fez uma máscara inspirada nos jogos, usando sua própria cabeça como molde. O resultado é realmente impressionante.
A famosa diretora Floria Sigismondi utilizou o stop motion em um de seus trabalhos mais recentes - o clipe de End Of The World, da banda The Cure. Mais um exemplo do que se pode conseguir em termos de estética, através desse recurso audiovisual.
Clipe da banda Race You There, feito usando apenas imagens do Google Street View.
Combinando seus trabalhos mais famosos, esta série de animação com graffitis vai muito além de ser o máximo. O tijolo branco e ratejante que deixa um rastro, onde quer que vá, sofrendo mutações pela calçada e pelas paredes, os desenhos se movem conforme se transformam em criaturas cada vez mais curiosas que interagem com o ambiente.
O shot “Evolution of Man”, é uma panorâmica 2D muito mais estática que os outros do BLU, mas lida com metamorfose o tempo todo, assim como seus outros desenhos – uma sequência incrível que mostra cada estágio da sua visão de adaptação, mudança e crescimento entre seus vários espécimes existentes ou não e a atual chama da evolução da humanidade exposta nas centenas de metros das paredes públicas.
Ou seja, galera, o cara faz além de arte, intervensão urbana e expõe da maneira mais inusitada, na internet, o que deveria ficar somente nas paredes aleatórias das ruas. Ele expandiu completamente a arte do graffiti e hoje, está em vários continentes e influenciando alguns projetos culturais aqui mesmo no Brasil. Através do incentivo às manifestações artísticas e culturais, o Projeto Graffiti com Pipoca - em São Paulo - desperta a consciência social e prepara os jovens para um maior engajamento na luta contra a exclusão.
Você pode conferir mais vídeos e informações do BLU no site: http://blublu.org/
E mais informações sobre o projeto Graffiti com Pipoca você pode conferir no sites deles: http://graffiticompipoca.wordpress.com/